fbpx

BLOG

Moeda

36 anos de história eternizados

Uma carreira de sucesso e de grandes conquistas merece ser lembrada e celebrada. Essa é a história do Capitão Edmilson Lima de Souza e da sua moeda personalizada.

A trajetória na Força

Há 36 anos, em 2 de julho de 1984, o jovem Edmilson, iniciava sua trajetória na Força Brasileira. Não foram poucos os ensinamentos durante esse período. Alguns deles foram inesquecíveis, como as palavras do seu padrinho, o então subtenente Tochiuo Sakata, quando recebeu a promoção à Cabo, que com palavras amigas contou a ele quatro segredos:  ―“Seja um bom soldado! Se possível, o melhor soldado.” ― “Sorria para o companheiro ao lado e ajude sempre!” ― “Seja camarada com quem merece seu respeito.” ― e “Filho: a vida passa muito rápido!”

Também teve sua partida para o Pantanal Sul-Mato-Grossense, após a conclusão do CFS/89, para a melhor Subunidade de Engenharia de Combate da Força Terrestre, no Comando Militar do Oeste, a “Companhia Tenente-coronel Juvêncio Manoel Cabral de Menezes” e as cidades de Jardim e de Guia Lopes da Laguna, participantes na Guerra do Paraguai e no episódio mundialmente conhecido como “A Retirada da Laguna”.

Lá ele viveu por quase 16 anos. Mas quando viu, estava em Brasília, o único graduado do Exército à disposição do então Ministério da Ciência e Tecnologia, trabalhando na Secretaria do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro. Quanto aprendizado! Naquele ambiente novo, diferente, rico, cheio de cientistas e homens estudiosos, ele percebeu sua evolução.

Por fim, foi resgatado pela Secretaria-geral do Exército. Logo após sua chegada em 2012, engajou-se às atividades da SGEx, particularmente às da SG/8, onde assessorou o Secretário-Geral do Exército, em sua difícil e sensível missão institucional de assistência direta e imediata ao Comandante do Exército. 

A moeda personalizada

As histórias não caberiam todas aqui. No entanto, na busca de eternizá-las, Edmilson buscou a Tocoin, decidido a criar a moeda personalizada que resumiria seus 36 anos de serviço, emoções, amizades, desafios e felicidade. Esse foi o resultado:

Moeda

Face da moeda criada marcando os locais e períodos de serviço do Capitão.

A Moeda de metal bronze, possui 5cm de diâmetro e 3,5cm de espessura, é banhada em ouro envelhecido e níquel brilho, pesando 57 gramas. Veja mais detalhes:

Moeda

Face da moeda criada com brasão e imagem do Capitão Edmilson.

A despedida

No dia 28 de agosto de 2020,  em uma bela solenidade, conduzida pelo Gen. Div. Montenegro, Secretário-Geral do Exército, despediu-se do Exército Brasileiro, após 36 anos de efetivo serviço. Naquele momento, entregou suas moedas para aqueles que fizeram parte de cada detalhe de sua história, que deram sentido a ela. Veja:

Edmilson

Cap. Edmilson recebendo lembrança da SGEx.

Edmilson

Cap. Edmilson recebendo o primeiro exemplar do livro “Eternos Secretários-Gerais do Exército” durante a solenidade.

Como bom soldado, ele conseguiu honrar seus companheiros, jovens sonhadores, de um Brasil forte, querido, envolvido sempre em seu manto verde e amarelo.

Somos gratos ao Capitão Edmilson, pela confiança em destinar a nós, a missão de eternizar sua história.

Ficou interessado em criar seu projeto e contar a sua história? Para criar a sua moeda você pode convidar amigos e criar um projeto maior, para isso sugerimos que você solicite um orçamento sem compromisso e converse com o nosso atendimento que poderá informar ainda mais detalhes.

Você também pode adquirir nossas moedas prontas em nossa Loja Virtual. Esperamos que goste!

Deixe o seu comentário...

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!