fbpx

BLOG

Frente da Moeda

Operação Regresso à Pátria Amada

Já imaginou ficar isolado do seu país, longe de seus familiares e sem nenhuma opção de voltar para casa? Essa foi a situação que 34 brasileiros e familiares estrangeiros, que estavam em Wuhan, na China, enfrentaram com a chegada do Coronavírus em fevereiro de 2020. A operação “Regresso à Pátria Amada”, realizada pela Força Aérea Brasileira, repatriou esses cidadãos com sucesso, sem nenhuma contaminação, e deu origem a uma moeda que carrega grandes lembranças e emoção. Leia:

A Operação

Ainda quando o Covid-19 era restrito à China, 34 brasileiros estavam impedidos de voltar ao Brasil, visto que o risco de contaminação do vírus era alto. A única opção possível para o retorno, era fazer com que o Governo Brasileiro fosse ao encontro de seus cidadãos. Sendo assim, foi criada pelo Governo Federal a “Operação Regresso à Pátria Amada”. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi a responsável pela missão, junto ao Grupo de Transporte Especial (GTE) e ao Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), tendo como resultado uma tripulação de 24 profissionais de saúde e militares.

No dia 05 de fevereiro, duas aeronaves VC-2, modelo Embraer – 190, decolaram da Ala 1 da Base Aérea de Brasília, com destino à Wuhan. A primeira parada para abastecimento foi em Fortaleza, em seguida Las Palmas, Varsóvia, Ürümqi, por fim, Wuhan, totalizando 47 horas de viagem. No regresso, os passageiros e a equipe pararam em Anápolis, a fim de realizar seus 18 dias de quarentena. 

Foi uma operação extremamente complexa e cansativa, existia uma tensão pois não conhecíamos o vírus. Eram pilotos, mecânicos, comissários e uma equipe médica. Todos estavam empenhados em trazê-los de volta em segurança”, declarou o Tenente Gustavo Messias Costa, um dos responsáveis pela missão, em entrevista à Tocoin. 

A história por trás da moeda

Criar a moeda, foi uma decisão do Tenente, cliente de longa data da Tocoin. “A Challenge Coin eternizou uma missão real e bem sucedida que necessitou de uma atenção plena e de um sacrifício muito grande das pessoas que participaram dela. Achei justo e necessário que esse momento fosse eternizado”, disse ele. 

Em uma de suas faces, a moeda retrata a fotografia de um dos médicos da equipe realizando o monitoramento dos sintomas nos passageiros no momento do seu embarque. O objetivo era evitar que o vírus se espalhasse.

O embarque dos passageiros foi de grande emoção, de tal forma que, surgiu o desejo de eternizá-lo. Veja na foto:

frente moeda

Com o propósito de mostrar o interior e o exterior da aeronave, em sua outra face, a moeda possui a gravação do modelo das aeronaves utilizadas na operação, junto à bandeira do Brasil. Veja a outra face:

verso moeda

O recebimento da moeda

A moeda de bronze banhada em ouro envelhecido e níquel brilho, foi entregue ao Tenente Costa no dia 02 de outubro de 2020. Logo após, o indagamos sobre a sensação de recebê-las em mãos. “Quando vi a primeira foto já me emocionei muito. Ao receber a moeda e pegá-la em minhas mãos, tudo aquilo que eu vivenciei veio à tona, o sentimento de apreensão que tínhamos de ficar doentes, o cansaço, a ansiedade. A missão foi desgastante, mas bem sucedida. No final, as pessoas se mantiveram saudáveis”.

A moeda ainda será entregue aos militares envolvidos com a missão e autoridades, incluindo o Presidente da República. Contudo, a sensação de dever cumprido já se faz presente no coração de todos eles. A Tocoin admira a coragem e determinação desses profissionais e se sente orgulhosa em poder fazer parte de um momento tão importante e marcante na história do nosso país.

frente e verso moeda

Ficou interessado em criar seu projeto e contar a sua história? Antes de tudo, sugerimos que você solicite um orçamento sem compromisso e converse com a nossa equipe de atendimento. Dessa forma, você terá mais detalhes sobre como proceder.

Você também pode adquirir nossas moedas prontas em nossa Loja Virtual. Esperamos que goste!

 

Deixe o seu comentário...

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!