BLOG

MOEDA

50 anos do Navio-Patrulha Piratini

 

Hoje, comemoramos os 50 anos da construção do Navio-Patrulha Piratini. A Tocoin eternizou essa data em uma moeda. Entenda um pouco mais sobre essa história.

A história por trás da moeda

O Navio-Patrulha Piratini foi o primeiro navio-patrulha a ser construído no Brasil e nestes 50 anos de serviço, escreveu sua história por meio dos inúmeros momentos em que se encontrava nos mais distantes rincões da Amazônia e do pantanal cujas ações não representavam somente a Marinha mas o Estado brasileiro; não só garantindo e preservando a soberania e o interesse nacional nessas regiões fronteiriças mas também levando auxílio e esperança às comunidades ribeirinhas isoladas.

A moeda confeccionada pela Tocoin, traz a imagem do navio em seu verso, com a marca dos seus 50 anos, e na sua frente o escudo que o representa.

A moeda feita de zinco é banhada em ouro brilho e esmaltes. Veja:

moeda

Frente da moeda com a gravação do escudo.

moeda

Verso da moeda com a imagem do navio.

A nós, cabe somente agradecer aos Marinheiros que serviram em seus conveses, e que com sua total dedicação construíram a bela história do “Pirata da Barranca”, história essa coroada em 2018, com o recebimento da Comenda da Ordem do Mérito Naval.

PIRATINI, pioneiro da classe e exemplo aos demais, nesse seu Jubileu de Ouro desejamos a ti vida longa, que volte a ter rios profundos por onde possa navegar, que tua alma seja eterna naqueles que tiveram a honra em fazer parte da tua longa singradura e que Deus, o Senhor dos navegantes, esteja sempre segurando teu timão.

PARABÉNS “PIRATA DA BARRANCA” PELO SEU JUBILEU DE OURO, 50 ANOS DE GLÓRIAS!

AO VALENTE, PIRATINI!

Ficou interessado em criar seu projeto e contar a sua história? Antes de tudo, sugerimos que você solicite um orçamento sem compromisso e converse com a nossa equipe de atendimento. Dessa forma, você terá mais detalhes sobre como proceder.