fbpx

BLOG

A tradição americana das “Challenge Coins”

Você já ouviu falar das “Challenge Coins”? Elas são moedas trocadas tradicionalmente entre militares americanos, prática que simboliza respeito e reconhecimento.

Geralmente as “Challenge Coins” são moedas que possuem entre quatro e cinco centímetros de diâmetro e seus modelos podem variar entre formas arredondadas, quadradas, retangulares ou com cortes personalizados. Na maioria das vezes essas moedas são feitas de estanho, cobre ou níquel e possuem uma variedade de acabamentos disponíveis, como o revestimento de bronze envelhecido, cobre envelhecido, prata envelhecida, ouro envelhecido, níquel, cobre brilhante, prata brilhante ou ouro brilhante. Os desenhos na moeda são livres, podem ser insígnias de organizações, rostos de homenageados e podem conter também frases usadas como lemas de uma instituição. Algumas moedas são esmaltadas e outras mantém a cor e textura do metal.

As primeiras “Challenge Coins”

É muito difícil saber exatamente quando as primeiras “Challenge Coins” surgiram. Dizem que na Roma Antiga, um soldado era recompensado em dinheiro pelo seu desempenho e quando considerado merecedor, recebia uma moeda a mais no seu pagamento. Alguns relatam que essas moedas de bonificação recebiam uma cunhagem especial com o símbolo da legião a qual o soldado pertencia e, então, os soldados começaram a guardar suas moedas como lembrança, ao invés de gastá-las.

Outra história interessante que remete ao surgimento das “Challenge Coins” a um soldado francês foi capturado por soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Os alemães recolheram tudo o que o soldado carregava, exceto uma pequena bolsa de couro pendurada no pescoço, onde ele guardava uma challenge coin. O soldado conseguiu escapar e chegar até uma base aliada, mas como não estava uniformizado e nem em sua unidade, acreditaram que se tratava de um espião e o condenaram à morte. Por sorte, um soldado reconheceu a insígnia gravada na sua moeda e a punição foi adiada. Depois de confirmada a sua identidade, o soldado pôde retornar para sua unidade militar.

O desafio

Segundo a história, os desafios das “Challenge Coins” surgiram na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Todos os militares americanos possuíam uma moeda pessoal para identificação e quando reuniam-se em bares eram desafiados a colocá-las sobre a mesa. Aqueles que, por ventura, estavam sem suas moedas eram obrigados a pagar a cerveja de todos os outros que apresentavam as suas “Challenge Coins”.

Conheça as medalhas militares criadas pela Tocoin

O aperto de mãos secreto

“Challenge Coin” sendo entregue pelo presidente Barack Obama em um aperto de mãos secreto.

Em junho de 2011, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, visitou bases militares no Afeganistão pouco antes de se aposentar. Durante a visita, ele apertou as mãos de dezenas de homens e mulheres nas Forças Armadas. O que parecia ser um simples gestos de aperto de mãos, não era. Em cada aperto, Gates entrega uma moeda especial sem que ninguém notasse. A entrega da “Challenge Coin” foi usada como um agradecimento pelos serviços prestados e também como símbolo da sua despedida dos companheiros de trabalho.

Como as “Challenge Coins” são usadas hoje

A tradição das “Challenge Coins” continua existindo entre os militares americanos. São entregues como símbolo de apreciação e mérito para aqueles que participam de operações especiais e realizam um trabalho bem feito. Além do uso tradicional, hoje as moedas também são usadas como cartão de visita ou como crachá para provar que o militar pertence a determinada unidade. O uso das “Challenge Coins” se estendeu para outros segmentos. Hoje elas são usadas também por empresas que entregam moedas e medalhas personalizadas aos seus clientes e colaboradores.

As “Challenge Coins” da Tocoin

A Tocoin deseja que a tradição, valor e qualidade das “Challenge Coins” tornem-se também presentes no Brasil, e é isso que estamos fazendo. Nos últimos meses criamos moedas e medalhas para instituições militares e corporativas de diversos estados do país. Sofisticadas e com acabamento único, queremos tornar nossas moedas medalhas nacionalmente conhecidas como símbolo de reconhecimento, lembrança e comemoração.

Confira algumas “challenge coins” criadas pela Tocoin:

Gostou de conhecer a história das “Challenge Coins”?

Crie a challenge coin da sua corporação, instituição ou empresa. Estamos preparados para lhe entregar algo especial.

Clique aqui para solicitar o orçamento

Deixe o seu comentário...

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!

RECEBA NOVIDADES DA TOCOIN

Assine a nossa newsletter para receber todas as
novidades do blog e da Tocoin Store.

Seu nome
Seu e-mail