fbpx

Moeda da AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras

AMAN – Templo do Exército Brasileiro

A Academia Militar das Agulhas Negras é o estabelecimento de ensino de nível superior pela formação dos Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro.

Seu embrião foi a Real Academia Militar, criada em 1810 pelo Príncipe Dom João.

Localizada no majestoso complexo das Agulhas Negras, na cidade de Resende, RJ, possui uma área construída de mais de 700m², sendo uma das maiores academias militares do mundo.

De arquitetura esplendorosa, une o passado ao futuro. É um complexo que engloba alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratórios, museus, bibliotecas e um grande auditório, um dos maiores da América Latina.

Possui ainda parque desportivo, ginásios, parque equestre e o Centro de Capacitação Física Capitão Cláudio Coutinho.

É uma verdadeira cidade, que proporciona todas as funcionalidades e facilidades aos seus residentes.

Destaca-se como sendo uma dos cartões postais da cidade de Resende e do Brasil.

Os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras são selecionados num rigoroso processo, que envolve dimensões cognitivas, psicológicas e psicomotoras.

O ingresso na escola se dá pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx, localizada em Campinas, SP.

Após um ano, os alunos que logram êxito são promovidos e passam à condição de cadetes, cursando quatro anos da Academia Militar das Agulhas Negras.

GARANTIR A MINHA

A formação

A formação do cadete da AMAN é bastante dinâmica. Desenvolve habilidades e competências necessárias ao futuro oficial do Exército Brasileiro do século XXI.

O conteúdo programático inclui disciplinas nas áreas humanas, exatas e das ciências militares, distribuídas ao longo de quatro anos.

Ao final do curso o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o grau em Bacharel em Ciências Militares, reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação.

Seu corpo docente é integrado por militares selecionados pela força terrestre, com notório saber e grande experiência profissional.

A coordenação da formação fundamental, cabe à divisão de ensino, que possui um equipe multidisciplinar de docentes e especialistas em pedagogia, psicopedagogia e técnicas de ensino.

A Formação Militar é coordenada e orientada pelo Corpo de Cadetes, por meio de uma qualificada equipe de instrutores, distribuídas pelo curso básico e pelos sete cursos de formação especializada.

Destaca-se ainda a existência de seções destinadas a desenvolverem habilidades e competências nos dicentes, como a Seção de Instrução Especial, Seção de Tiro, Seção de Educação Física e Seção de Equitação.

No primeiro anos do curso da AMAN o cadete, já adaptado à vida militar, frequenta o curso básico, voltado para a formação do combatente individual.

A cada ano, na semana comemorativa ao aniversário de nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, os Cadetes do primeiro ano recebem o espadim, símbolo da Honra Militar e réplica miniaturizada da espada invencível de Duque de Caxias, patrono do Exército.

O cadete, ao início do segundo ano da Academia Militar das Agulhas Negras, escolhe uma especialidade de acordo com a sua classificação por mérito intelectual. Passa a integrar, assim, as armas, quadro ou serviço do Exército Brasileiro.

A Infantaria e a Cavalaria são as armas base de manobra da Força Terrestre. Os demais sistemas operacionais são representados pela Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico.

GARANTIR A MINHA

O cadete

Vocação, juventude, patriotismo e idealismo são as mais puras expressões que definem o Cadete do Exército Brasileiro. A esses apanágios, juntam-se outros que caracterizam o perfil profissiográfico do Oficial Combatente da Força Terrestre: verdade, lealdade, probidade, coragem, responsabilidade dentre outros.

O cadete é a esperança e o compromisso do Exército Brasileiro com um Brasil independente e soberano.

A AMAN, idealizada pelo Marechal José Pessoa Cavalcante de Albuquerque, mantém a responsabilidade de formar gerações de líderes e cidadãos para a defesa do país. Profissionais altamente qualificados e preparados para o ambiente de incerteza e para os novos desafios do Século XXI.

A moeda da AMAN 

Cunhada em bronze, a moeda da Academia Militar das Agulhas Negras é um item muito especial. Ela mede 44.5mm de diâmetro e 3mm de espessura. Seu revestimento possui dois banhos, ouro envelhecido e níquel brilho, além dos esmaltes.

No anverso da moeda, sua face principal, está o brasão da AMAN. No reverso, o brasão do Exército Brasileiro.

A vai além de uma combinação única de detalhes e alto padrão de acabamento. Sua verdadeira riqueza está em tudo aquilo que ela representa.

MOEDA DA AMAN

Metal: Bronze
Diâmetro: 44.5mm
Espessura: 3mm
Banho: Ouro envelhecido e níquel brilho
Peso: 47g
Embalagem: Cápsula de acrílico
Extras: Certificado e suporte de acrílico

R$55,00

GARANTIR A MINHA

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!

RECEBA NOVIDADES DA TOCOIN

Assine a nossa newsletter para receber todas as
novidades do blog e da Tocoin Store.

Seu nome
Seu e-mail