fbpx

BLOG

coleção de challenge coins

#MinhaColeção: Tiago Castilho

No segundo post da série #MinhaColeção, vamos conhecer o Tiago Castilho e sua coleção de challenge coins.

Nascido em Santos, Tiago é ex-militar da arma de Infantaria e serviu no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) no antigo 2º Batalhão de Caçadores, em São Vicente/SP, atualmente o 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL).

Apesar de não ter realizado seu grande sonho de ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro (EsPCEx) e seguir carreira militar, Tiago recorda com muita satisfação seu período de serviço militar.

Nos 2 anos e meio que servi ao nosso Brasil como 2º Tenente, pude desfrutar e sentir aquele gosto sensacional que são as nossas Forças Armadas.

Hoje, com 33 anos, ele mora em Vitória/ES, onde exerce sua profissão de Engenheiro Mecânico.

Já conhecia a cultura das challenge coins?

Junto com a Tocoin, ele está fortalecendo a cultura das challenge coins no Brasil. Além de sua coleção, ele também já presenteou seus amigos. 

“Sim, apesar de o Brasil não possuir essa cultura tão difundida, como fiz parte das Forças Armadas e sempre me interessei pelos assuntos relacionados ao militarismo, pude conhecer esta cultura praticada principalmente nas Forças Armadas Americanas. Infelizmente aqui nunca conheci pessoas que tivessem esta cultura, até conhecer a Tocoin e saber que nós temos pessoas que realmente preservam esta cultura. Aproveitando a facilidade em comprar e difundir essa cultura, iniciei minha parte e já presenteei alguns de meus amigos mais próximos com algumas challenge coins, dessa forma eles podem conhecer, preservar e repassar esta cultura adiante.”

Porque coleciona?

“Desde pequeno quando meu pai me deu algumas moedas antigas comecei a me interessar pela história dessas moedas e quando tinha oportunidade juntava outras, mas sempre tento torná-las especiais e somente junto as moedas à minha coleção se tiverem alguma representação para mim, não basta simplesmente comprar apenas por comprar, então em minhas viagens tento encontrar algumas moedas especiais ou quando alguém me presenteia. Já as challenge coins iniciei com a Tocoin e elas por si só são especiais, mas pretendo encontrar e adquirir outras coins de outras forças e países diferentes.”

Qual sua challenge coin preferida?

As duas moedas que ele considera mais especiais estão ligadas diretamente a sua história nas Forças Armadas. 

“Essa é uma pergunta complicada de responder, pois todas elas são especiais para mim, mas duas delas se destacam, a primeira que adquiri que foi a do Exército, pois além de ser a primeira ela me traz lembranças do tempo que servi. E a outra coin especial é da SIEsp, que traz a lembrança de 2004, onde tive o prazer de colaborar com a formação dos cadetes naquela SIEsp, foi uma experiência incrível.”

Soldado SIEsp AMAN

Tiago Castilho em 2004, na Seção de Instruções Especiais da AMAN.

moeda do exército brasileiro

Moeda do Exército Brasileiro que faz parte da coleção de Tiago.

moeda comemorativa 50 anos siesp aman

Moeda comemorativa dos 50 anos da SIEsp que Tiago também possui em sua coleção.

Qual challenge coin ainda deseja ter?

“Para falar a verdade, eu gostaria de ter todas as challenge coins produzidas por vocês, pois além de eu gostar muito do colecionismo, principalmente de moedas, cada coin produzida pela Tocoin possui detalhes perfeitos e cada uma delas conta um pedaço da história, isso que torna cada uma única.”

Como conheceu a Tocoin?

“Conheci por acaso nas minhas buscas pelas histórias e significados de medalhas militares (tanto nacionais quanto internacionais) acabei me deparando com a Tocoin, e foi um baita achado, pois até então nunca tinha me deparado com uma empresa que oferecesse este tipo de serviço e que ainda disponibilizasse para aquisição de qualquer pessoa. E a surpresa foi maior ainda quando o produto foi adquirido e a qualidade superou o esperado.”

A coleção

Atualmente, Tiago tem 12 challenge coins em sua coleção. Além da moeda do Exército Brasileiro e da Seção de Instrução Especial, também estão presentes na coleção a moeda que celebra os 70 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, a moeda do Curso de Polícia do Exército Brasileiro e a moeda da Força Aérea Brasileira.

Compartilhe a sua coleção

Se você também tem uma coleção de challenge coins, feitas pela Tocoin ou não, e quer compartilhar, envie um e-mail para mendes@tocoin.com.br.

Para começar a sua coleção de challenge coins exclusivas, visite a Tocoin Store.

QUERO COLECIONAR

 

Deixe o seu comentário...

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!

RECEBA NOVIDADES DA TOCOIN

Assine a nossa newsletter para receber todas as
novidades do blog e da Tocoin Store.

Seu nome
Seu e-mail