BLOG

Metais e revestimentos das moedas e medalhas da Tocoin

Se você tem dúvidas sobre qual metal e revestimento usar na sua moeda ou medalha personalizada, não deixe de ler esse post.

Para começar, você pode escolher entre dois metais, bronze e zinco, e oito tipos diferentes de revestimento, que também chamamos de banho.

Moedas e medalhas personalizadas de bronze

Tocoin-PMGO1

Moeda cunhada em bronze – Polícia Militar do Estado de Goiás

O bronze possui em sua composição três metais, que são: cobre, estanho e zinco. Comparado ao  zamac, que você vai conhecer a seguir, o bronze é mais resistente. As moedas e medalhas feitas em bronze são criadas em um processo de cunhagem, que é quando duas matrizes são prensadas em uma moeda ainda lisa. O bronze também se diferencia do zamac pelo peso, sendo mais pesado.

Leia também sobre tamanhos, pesos e formatos das moedas e medalhas

Moedas e medalhas personalizadas de zinco

medalha-do-bope

Moeda fundida em zamac – Operações Especiais – PMDF

O zamac é uma liga com quatros metais em sua composição: alumínio, cobre, magnésio e zinco. Diferente das moedas e medalhas de bronze, as de zamac são feitas por um processo de fundição, que é a injeção de metal líquido em um molde. Quando feitas em zamac, as moedas e medalhas podem conter cortes ou furos personalizados. As moedas de zamac são mais leves que as moedas de bronze.

Revestimentos especiais de moedas e medalhas personalizadas

Como dissemos no início, são oito tipos de revestimentos (ou banhos) disponíveis para o melhor acabamento da sua moeda: bronze envelhecido, cobre envelhecido, prata envelhecida, ouro envelhecido, níquel brilhante, cobre brilhante, prata brilhante e ouro brilhante. Vale lembrar que independente do metal escolhido para fazer a sua moeda ou medalha, você pode optar por qualquer um dos revestimentos. Não se preocupe se no momento de escolher o metal e revestimento você ficar na dúvida, nós podemos e queremos ajudar você a decidir pela combinação que faça da sua moeda ou medalha algo único.

 

Confira abaixo alguns exempplos

revestimentos

Ilustração dos tipos de revestimentos de moedas e medalhas

Veja abaixo algumas challenge coins que já produzimos e confira na descrição de cada uma delas os seus banhos/revestimentos.

Bronze envelhecido

moeda do comando de artilharia do exercito brasileiro

Challenge coin criada para o Comando de Artilharia do Exército Brasileiro.

Prata envelhecida

medalha do corpo de bombeiros

Challenge coin criada para comemorar os 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Cobre envelhecido

moeda da epcar

Challenge coins criadas para a turma Güenta o Tranco, da EPCAR.

Foram criadas três challenge coins diferentes para para celebrar os 10, 15 e 20 anos da turma Güenta o Tranco, da EPCAR. Na foto, o destaque é para a moeda de 15 anos, que recebeu o banho de cobre envelhecido.

Utilizamos o cobre em vez de bronze envelhecido, porque o revestimento de bronze e ouro envelhecido são muito próximos. Já o cobre tem um contraste maior e se parece muito com a cor de bronze que estamos acostumados a ver em premiações.

Ouro envelhecido

moeda do exército brasileiro

Challenge coin do Exército Brasileiro.

Na foto, vemos o lado reverso da moeda que criamos para o Exército Brasileiro. Comparado ao bronze envelhecido, o ouro envelhecido é um pouco mais avermelhado. Nesse moeda, além do ouro envelhecido, também aplicamos o banho de níquel brilho, que são as partes “prateadas”.

Ouro acetinado

medalha do cibe brazil 2017

Medalha criada para CIBE Brazil 2017 – Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências

Níquel brilho

moeda da polícia civil do paraná

Challenge coin criada para a Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná.

Na moeda da criada para a Polícia Civil do Paraná, aplicamos dois banhos, prata envelhecida e níquel brilho. Na foto, destacamos o níquel, que, mesmo estando apenas em alguns detalhes da moeda, chama bastante a atenção, justamente pelo contraste com a prata envelhecida do fundo.

Banho duplo

moeda da espcex

Challenge coin criada para a turma Collechio Fornovo da EsPCEx.

Sua moeda ou medalha pode ganhar um acabamento ainda mais especial se forem misturados dois tipos de revestimento. A moeda da Turma Collecio Fornovo – EsPCEx, por exemplo, recebeu um banho de ouro envelhecido e outro de níquel brilhante. Esse tipo de acabamento pode ser realizado tanto sobre bronze quanto sobre o zinco. A fabricação de moedas e medalhas com dois banhos é um pouco mais extensa, pois é feito o primeiro revestimento e, só quando ele está totalmente seco, o segundo revestimento é aplicado. A espera compensa, já que esse tipo de acabamento deixa a moeda com detalhes muito especiais.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre os metais e revestimentos das moedas e medalhas, fale com a gente. Queremos conhecer o seu projeto e torná-lo real.

Confira a moeda comemorativa dos Bombeiros de SC

Orçamento sem compromisso!

Crie a challenge coin da sua empresa ou corporação!

PEDIR ORÇAMENTO

Deixe o seu comentário...

PROJETOS PERSONALIZADOS

A partir de 100 unidades!