BLOG

Criando a sua medalha personalizada: conheça cada etapa do projeto

Você conheceu a Tocoin e viu que sua empresa, corporação militar ou evento também merecia uma medalha personalizada exclusiva? Se a sua resposta foi “sim”, esse post foi feito para você.

Vamos te explicar o andamento de um projeto apresentando cada uma das etapas, desde a idealização, passando pela criação inicial, até a entrega das suas medalhas.

Preparado? Então, vamos lá!

O que sua medalha irá representar?

Quando você decide criar uma medalha, é importante que tenha definido o que ela irá representar para quem recebê-la.

Sua medalha terá um significado especial, seja para os clientes ou colaboradores da sua empresa, para os integrantes da sua corporação ou para os convidados do seu evento. Por exemplo, para seus clientes, a medalha pode representar um agrado, um presente especial. Para seus colaboradores, um prêmio pelos resultados alcançados, um reconhecimento que os motiva. Para os integrantes da sua corporação militar, pode simbolizar os valores do grupo e materializar o sentimento de pertencer a algo maior. Já os seus convidados, podem receber a medalha como convite ou lembrança do evento.

Escolha das características da medalha

Bom, depois de saber o que a sua medalha representará, é preciso definir as características físicas dela. Essas características envolvem: metal, tamanho, revestimento, cores, design e embalagem.

É importante você saber que essas escolhas influenciam no valor final do seu projeto, por isso, se você desejar, podemos lhe auxiliar durante esse processo de definição.

Metal

As duas opções de metal disponíveis são: bronze e zinco. Se você quer ter uma medalha mais pesada, opte por produzi-la com o bronze. Se o peso não for tão importante, escolha o zinco. Basicamente, a única diferença entres esses dois metais, além da diferença de custos, é o peso de cada um. Em termos de detalhes e acabamento os dois são iguais. Se a sua medalha contiver algum corte, área vazada ou possuir mais de 5cm de diâmetro, ela obrigatoriamente precisará ser feita em zinco. Já se combinar dois revestimentos, por exemplo, ouro envelhecido e níquel brilhante, obrigatoriamente em bronze.

Tamanho

Clique na imagem para assistir ao vídeo que preparamos sobre os tamanhos das moedas e medalhas.

Essa característica merece atenção, pois influencia diretamente na experiência de quem recebe sua medalha. Se ela for muito grande, pode não ser tão agradável nas mãos. Se for muito pequena, também. Defina um tamanho que comporte todas as informações da medalha, que possibilite textos e símbolos legíveis e seja agradável quando estiver sendo apreciada.

Dispomos de quatro tamanhos padrões: 3.8, 4.2, 4.45 e 5cm de diâmetro. A espessura pode variar de 2.5 a 3.5mm. Apesar dos tamanhos padrões possuírem o melhor custo benefício, não limitamos os projetos a eles. Se você desejar, também podemos produzir sua medalha com outras formas e medidas.

Revestimento

A escolha do revestimento faz toda a diferença na sua medalha. Se o objetivo for transmitir um sentimento de tradição, talvez o bronze envelhecido possa ser uma opção interessante. Já se a ideia for de sofisticação, a combinação entre um revestimento fosco e outro com brilho, pode ser adequado. A combinação de dois banhos envelhecidos ou dois banhos com brilho, não é recomendada. Dentre todas as opções de escolha, você tem: bronze envelhecido, cobre envelhecido, prata envelhecida, ouro envelhecido, níquel brilhante, cobre brilhante, prata brilhante, ouro brilhante, ouro acetinado e banho duplo.

Para lhe ajudar na escolha, clique aqui e confera alguns trabalhos que já realizamos.

Cores

Medalhas personalizadas coloridas com esmalte.

Além do revestimento do metal, você também pode optar por colorir a sua medalha. Geralmente, as cores são utilizadas para manter a originalidade de símbolos ou para fortalecer ainda mais a identidade. Alguns símbolos podem perder suas características mais marcantes se não estiverem coloridos, outros não, para esses casos convertemos o que é colorido para imagens 3D ou 2D.

Para que uma área da sua medalha possa receber o esmalte, ou seja, ser pintada, é preciso que exista um “contorno” com o próprio metal, uma área fechada, assim, o esmalte não se espalha para outras partes. É preciso prestar atenção nos detalhes. Se as cores a serem utilizadas forem claras, talvez combinem mais com revestimentos escuros, por exemplo: esmalte branco sobre o bronze envelhecido. Já se a cor for mais escura, o revestimento ideal pode ser claro. Esmalte azul escuro sobre prata envelhecida, por exemplo.

Design

O design está relacionado diretamente com os detalhes que irão fazer a diferença na sua medalha. Você escolherá entre o design em 2D ou 3D.

Se o desenho da sua medalha for simples e necessitar apenas de alto e baixo relevo para deixar claras as informações, então, ela será produzida em 2D. Mas se ela contiver um símbolo muito detalhado, com linhas e formas sobrepostas, será em 3D.

Medalha personalizada com design 2D.

Medalha personalizada com design 3D.

Para você entender bem, é basicamente assim: poucos detalhes e apenas dois níveis de metal, alto e baixo relevo, será 2D. Muitos detalhes, reprodução de rostos, paisagens, prédios e imagens realistas, serão necessários muitos níveis de metal, portanto, será sugerido o 3D.

Apresentação

A apresentação final também conta muito para o sucesso do seu projeto. Dispomos de diversas opções de embalagens para suas medalhas: saco plástico de PVC, cápsula de acrílico, saco de veludo, caixa de veludoembalagem de papel cartonado e caixa de jóia.

Cabe avaliar como, quando e onde a medalha será entregue. Se ideia é apresentá-la em uma sessão solene ou premiação, sugerimos as embalagens de veludo ou personalizada. Se forem distribuídas em maiores quantidades, a cápsula de acrílico ou o saco plástico de PVC são boas opções.

Criação da pré-arte da medalha

Depois de definidas as características físicas, é hora de criarmos a arte da sua medalha.

Podemos partir de um desenho que você já tenha. Nesse caso, se você possuir artes em vetor (.eps, .cdr, .ai ou .pdf) o processo de criação é mais rápido. Mas se não possuir, não se preocupe, pois vamos reunir os símbolos e imagens de referência e criar a arte com base na sua ideia, esse processo pode demorar mais um pouco, pois teremos que redesenhar todos os elementos.


Durante o processo de criação da pré-arte, você possui liberdade para questionar e sugerir alterações. É importante que todas as mudanças sejam realizadas aqui, antes de prosseguirmos para a próxima etapa.

Apresentação da arte-final

Depois da sua aprovação da pré-arte, nós iremos revisar cada detalhe do desenho e trabalhar na criação da arte-final, validando com a produção as restrições de fabricação. Essa arte será baseada na pré-arte, no entanto, detalhes em 3D, por exemplo, já estarão mais destacados e renderizados.

Será com base na arte-final que os moldes da sua medalha serão confeccionados. Então vamos precisar da sua aprovação final para validar todos os textos, imagens, cores e detalhes, antes de fabricar os moldes.

Fabricação dos moldes

Com a arte-final aprovada, iniciamos a fabricação dos moldes, que leva aproximadamente 10 dias para ser concluída. Para conferência e aprovação, você receberá, por e-mail, uma foto da primeira batida com os moldes ou de uma unidade da sua medalha sem os acabamentos finais.

Até a aprovação dos moldes, você ainda pode alterar a quantidade de medalhas do seu pedido. Lembrando que se houver erros ou alterações no molde será necessário a cobrança de um novo molde.

Depois de utilizado na fabricação das suas medalhas, os moldes ficam guardados por três anos, assim, se você desejar produzir novos lotes, não terá mais esse custo

Produção das medalhas

Depois de aprovados os moldes, iniciamos a produção das suas medalhas.

Essa etapa envolve: cunhagem ou injeção das medalhas; polimentorevestimento, pintura, conferência e embalagem.

Medalhas cunhadas são as produzidas em bronze. Medalhas injetadas são as produzidas em zinco.

 

medalha NPaFlu Pedro Teixeira P20 Marinha do Brasil

Anverso da medalha criada para o NPaFlu “Pedro Teixeira” P20 – Marinha do Brasil

Medlaha NPaFlu Pedro Teixeira P20 Marinha do Brasil

Reverso da medalha criada para o NPaFlu “Pedro Teixeira” P20 – Marinha do Brasil

Notificações por email

Durante todas as etapas do processo, manteremos você informado.

As etapas que necessitam de aprovação (pré-arte, arte-final e moldes) serão registradas por e-mail.

Após a aprovação da arte-final, lhe enviaremos um resumo do seu pedido para que você possa consultar sempre que estiver com alguma dúvida sobre as características da sua medalha, arte-final aprovada, condições de pagamento e prazos.

Você também será informado sobre o andamento da produção, até a sua finalização.

Quando suas medalhas estiverem prontas e a caminho, você receberá o código de rastreamento e poderá acompanhar a entrega.

Pedido de orçamento

Agora que você já conhece o nosso processo, fica mais fácil solicitar um orçamento.

Se você tivesse ido direto ao pedido de orçamento, talvez tivesse algumas dúvidas, não é mesmo?

Solicitar o seu orçamento é muito simples, basta clicar no botão “Orçamento” no menu principal.

Ah! Antes de fazer isso, não deixe de conferir as duas informações abaixo.

Prazo mínimo: 45 dias

Prezamos ao máximo pelos detalhes e pelo melhor acabamento, e isso requer tempo. Nosso prazo mínimo de produção e entrega é de  45 dias após a aprovação dos moldes.

Se a sua medalha será entregue em um evento com data marcada, recomendamos o início do seu projeto com 60 dias de antecedência.

Quantidade mínima: 100 unidades

Para que o seu projeto seja viável e você tenha um melhor custo benefício, trabalhamos com a quantidade mínima de 100 unidades.

Você ainda ficou com alguma dúvida?

Se você sentiu falta de alguma informação, estamos a disposição para ajudá-lo.

Pedimos, por gentileza, que envie um e-mail com a sua dúvida para: oi@tocoin.com.br.
Se você preferir, também pode nos enviar uma mensagem aqui pelo site.

SOLICITAR ORÇAMENTO

Deixe o seu comentário...

PROJETOS PERSONALIZADOS

A partir de 100 unidades!