fbpx

BLOG

Criamos a medalha do Serviço Aeropolicial (SAER) do Rio de Janeiro

Acabamos de criar mais uma medalha. Dessa vez foi o Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil do Rio de Janeiro quem nos procurou para criar uma medalha personalizada que representasse toda a sua grandeza e importância.

Detalhes da medalha do SAER/RJ

Cunhada em bronze, a medalha recebeu, além do acabamento de bronze envelhecido, uma camada de esmalte preto. Mede 42mm de diâmetro e sua espessura é de 3mm. Seu peso é de aproximadamente 35gr.

No lado anverso da medalha está o helicóptero com asas, símbolo do SAER/RJ, acompanhado do lema: Voamos para lutar e salvar. O símbolo foi produzido em 3D e isso permite que cada detalhe seja apreciado. Ainda nesse mesmo lado, está a sigla “SAER” e a identificação “Operações Aéreas”.

medalha-militar-esmaltada-saer-rj

Anverso da medalha do SAER/RJ

Já no lado reverso da medalha, temos o emblema que representa o SAER com um falcão contornado pelo metal e mais uma vez a especificação “Operações Aéreas”. Contornando a borda da medalha está a identificação “Polícia Civil RJ / CORE – Serviço Aerepolicial”.

medalha-militar-personalizada-saer-rj

Reverso da medalha militar do SAER/RJ

Veja outras medalhas militares criadas pela Tocoin

Breve histórico do Serviço Aeropolicial do Rio de Janeiro

O Serviço Aeropolicial do Rio de Janeiro surgiu ainda na década de setenta com a designação de Departamento Aeropolicial da Policia Civil. Os primeiras aeronaves que equiparam a unidade foram os helicópteros Hiller FH 1100 e no fim da década o primeiro Esquilo AS350. 

Anos mais tarde, em 1992, o McDonnell Douglas MD500 chega como reforço para a unidade. No mesmo ano uma nova designação, que permaneceria até o ano 2000, foi dada ao departamento, agora chamado de Coordenadoria Geral de Operações Aéreas. Com a criação da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), todas as operações aéreas foram incorporadas a mesma, e a Coordenaria Geral de Operações Aéreas passou então a chamar-se de Serviço Aeropolicial e utilizar a sigla SAER, nome que mantém até hoje. Em níveis hierárquicos, o SAER pertence ao CORE, que pertence à Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Medalha do SAER/RJ

O que você achou da medalha personalizada do SAER? Conte para nós nos comentários.
E se você pertence a alguma corporação, não esqueça de apresentar a Tocoin para o seu comandante.

Conheça a moeda comemorativa dos Bombeiros Militares de SC

Orçamento sem compromisso!

Crie sua moeda ou medalha.

CRIE AGORA!

Deixe o seu comentário...

CRIE SEU PROJETO EXCLUSIVO!

RECEBA NOVIDADES DA TOCOIN

Assine a nossa newsletter para receber todas as
novidades do blog e da Tocoin Store.

Seu nome
Seu e-mail